Inscreva-se!

POR FAVOR, LEIA ATENTAMENTE AS ORIENTAÇÕES ABAIXO!


CRONOGRAMA

01/04/2022 Lançamento do site do evento

18/07/2022  31/07/2022 Inscrição de comunicadores/as [data de envio de textos]

10/09/2022 Publicação da relação de textos aprovados

12/09/2022 Inscrições de ouvintes [data final para inscrições]

12 a 16/09/2022 Realização do Evento

Até 23/09 Entrega das listas de participantes, presença e publicação dos ebooks com os participantes


👉Normas para Leitor@s

Para se inscrever como leitor@s, você deve ser maior de 18 anos e estar cursando, no mínimo, a graduação na universidade. Leitor@s devem realizar no mínimo duas perguntas ao longo do evento, em textos diferentes. As perguntas devem ser obrigatoriamente assinadas com o mesmo nome que deverá constar no certificado. Perguntas devem ser feitas até o penúltimo dia do evento. Faça perguntas relativas ao texto; evite perguntas e comentários genéricos, que não serão contabilizados. 

Inscrição de Leitor@s: basta enviar um email com seu NOME COMPLETO para simpohist@gmail.com

👉Normas para comunicações

Para se inscrever como comunicador@s, você deve ser maior de 18 anos e estar cursando, no mínimo, a graduação na universidade. Recebemos textos de graduand@s, pós-graduand@s, professores e pesquisadores independentes.

- Enviar o texto até 23:59h do dia 17 de julho  31 de julho de 2022 no email indicado pela mesa. A lista dos textos aprovados será publicada em 10 de setembro de 2022.

- Serão aceitos apenas dois [2] textos por autor/a, isso inclui coautoria. Exemplo: é possível inscrever dois [2] textos com autoria individual, ou dois [2] textos em coautoria, ou um [1] texto individual e um em coautoria. Os textos devem ser encaminhados para mesas diferentes, em caso de textos individuais. Caso seja constatado um terceiro texto na listagem final de aprovados, um deles será excluído pela organização do evento.

- Textos que não respeitem as normas do evento ou que contenham erros de ortografia serão recusados. Revise o texto antes de encaminhar e siga com rigor as normas e o modelo disponíveis na página do evento;

- Durante o evento você deverá responder no mínimo 50% das questões encaminhadas ao seu texto. As respostas devem ser publicadas até às 24h do dia 16 de setembro de 2022. O descumprimento dessa norma implica no não recebimento de certificado de comunicação e o texto não será publicado em livro após o evento.

Normas para texto

👉 Baixe aqui o Template [modelo] para envio de comunicação

1. Cada Texto só pode indicar DOIS/UAS AUTORES/AS no MÁXIMO.

2. Os/as dois/uas autores/as devem inscrever-se: não serão aceitas inscrições em nome de outros/as autores/as. Textos em que um/a dos/as autores/as não confirmar inscrição não serão aceitos.

3. No caso de dois/uas autores/as, o/a segundo/a autor/a deve confirmar o envio do texto em até 24hs, mediante email indicando o título do texto no qual participa.

4. Cada Texto deve ter NO MÍNIMO 2000 palavras e NO MÁXIMO 3000 palavras [sem contar título e referências], fonte Arial 12, espaçamento simples.

5. Texto deve conter: Título, Nome dos/as Autores/as, Texto, Referências biográficas e bibliográficas.

6. NÃO USAR ALINHAMENTOS, RECUOS OU TABULAÇÕES.

7. NÃO USAR NOTA DE RODAPÉ.

8. SEMPRE insira um espaço entre parágrafos [NÃO USE parágrafo 6pt ou 12pt; insira um ESPAÇO SIMPLES, 0pt, entre os parágrafos]

9. IMAGENS DEVEM SER INSERIDAS NO TEXTO - SOMENTE USE imagens se for analisá-las; Tabelas e gráficos devem vir como imagens; NÃO use imagens decorativas.

10. Nas referências bibliográficas, indique APENAS as utilizadas.

11. Enviar em formato “.docx”; arquivo deve ter o nome do autor [ex: “AndreBueno.docx”]

Lembre: envio de textos até 17 31 de julho de 2022!


Agora escolha a Mesa na qual deseja participar, e envie sua proposta para ela no email indicado:

Mesa Ensino e Aprendizagem Histórica
Everton Carlos Crema – Unespar
Nilson Javier Ibagón Martin – Universidad Del Valle – Colômbia
A proposta da ‘Mesa Ensino e Aprendizagem Histórica’ busca desenvolver uma epistemologia do pensamento histórico, em sua relação e função com o ensino aprendizagem histórica, a partir do pensamento de Jörn Rüsen, escapando de uma perspectiva exclusivamente historiográfica. Entendemos que o pensamento histórico, busca fundamentalmente orientar as ações e reflexões na vida prática, admitindo nesse sentido uma condição e perspectiva educativa. Refletir sobre a construção e a validade do pensamento histórico, em direção ao ensino aprendizagem de história, retoma a condição do conhecimento histórico, fundado na humanidade e no ‘humanismo diverso’. Os novos arranjos e relações sociais contemporâneas, prescindem de uma nova reconfiguração baseada na alteridade, buscando na história em sua perspectiva educativa/explicativa, uma evolução cultural da sociedade. Acreditamos que uma nova hermenêutica do campo da história, fundamentalmente alicerçada em seu caráter educativo, tornaria a relação da ciência da história com a humanidade mais promissora e moralmente significativa.  
Submissões: evertoncrema@yahoo.com.br


Mesa  Gênero, Educação e Ensino de História
Dra. Dulceli de Lourdes Tonet Estacheski (UFMS/CPNA)
Dra Jaqueline Ap. M. Zarbato (UFMS)
A proposta desta mesa é a reflexão sobre o ensino de história que tem como temáticas centrais as relações de gênero e sexualidades. Serão aceitas discussões teórico-metodológicas sobre o ensino dos temas, bem como relatos de experiências desenvolvidas na educação básica e/ou universidades. Reflexões sobre gênero e sexualidade no âmbito educacional que não sejam específicas do ensino de história também são bem vindas assim como análises de materiais didáticos relativos aos temas.
Submissões: simpohisgen@gmail.com


Mesa Etnicidades e o Ensino de História
Dra. Carla Fernanda da Silva Satler (EEB Jonas Neves - Secretaria Estadual de Educação – SC)
Ma. Clarice Ehmke Gayo (EEB Frei Policarpo - Secretaria Estadual de Educação – SC) 
Esta mesa visa debater práticas educacionais voltadas para o ensino de História Indígena, Cultura Afro-Brasileira, História da África, Diáspora Africana e Escravidão no Brasil, Estudos sobre Racismo e Preconceito levando em consideração as Leis 10639/03 e 11645/08 e a construção de ações afirmativas. Assim como os estudos sobre a Diversidade das Relações Étnicas, Etnicidade e Sociedade e o Ensino da História de Povos Imigrantes e minorias. Observa-se que artigos que compartilham pesquisas que dão visibilidade a novos temas deverão propor possíveis atividades destes assuntos em sala de aula.
Submissões: etnicidades.simposio@gmail.com


Mesa Experiências de Ensino
André Bueno [UERJ]
Carlos Eduardo Costa Campos [UFMS]
Luis Filipe Bantim [USS]
Nota-se, nas últimas décadas, uma diversificação nas Práticas de Ensino em História, por meio de uma série de experiências transversais e interdisciplinares, que conectam a construção de uma aprendizagem histórica a partir do contato direto com outras áreas de conhecimento e mesmo, com a reflexão sobre novas epistemes. Nesse sentido, observa-se uma renovação do saber histórico escolar e universitário sobre ações educativas que possibilitem o combate às desigualdades sociais, principalmente, aos usos e aos abusos da esfera pedagógica, museal, patrimonial, arqueológica, ambiental, buscando enfatizar novas experiências de ensino capazes de imprimir novas possibilidades didáticas e a salvaguarda do patrimônio histórico-cultural, além da economia criativa através das áreas citadas. Nesse sentido, o Simpósio Online de Ensino de História torna-se um espaço importante no cenário científico e social brasileiro, pois permite o compartilhamento de perspectivas educacionais, didáticas, arqueológicas, museais e patrimoniais brasileiras que são voltadas para o Ensino de História. Essa mesa receberá, portanto, ensaios e textos ligados aos relatos e experiências de ensino, com ênfase em perspectivas interdisciplinares conectadas a áreas supracitadas.
Submissões: simpohiset@gmail.com


Mesa  Novas linguagens e tecnologias
Dr. José Maria Gomes de Souza Neto (UPE/MNorte)
Dr. Ygor Belchior (UEMG-Campanha)
Com os avanços tecnológicos, a educação e o espaço escolar contam com diferentes recursos para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Serão aceitas discussões teórico-metodológicas sobre o ensino a partir de novas linguagens e tecnologias, dentro das seguintes temáticas: ensino de história, recursos audiovisuais, novas metodologias de ensino de história com recursos de mídia, internet, quadrinhos, jogos e música. Buscamos igualmente trabalhos que abranjam o conhecimento histórico também fora dos limites da sala de aula, na perspectiva da história pública, quando então o profissional de história se apropria de tecnologias e linguagens se torna um intermediário entre o grande público e os mais diversos artefatos.
Email: simpo.linguagens@gmail.com


Mesa História da educação e políticas educacionais
Dra. Alessandra Bertasi [UFMS]
Dr. André Bueno [UERJ]
A proposta dessa mesa consiste em analisar e dialogar sobre as trajetórias políticas, culturais e teóricas da História das práticas educacionais e das políticas públicas para Educação. Os projetos e práticas educacionais estiveram intimamente ligados aos projetos políticos, reproduzindo ideias e projetos culturais e institucionais, e constituindo um espaço de disputa social, envolvendo governos, intelectuais e movimentos de ideias. Nessa mesa, portanto, receberemos textos sobre História das práticas educacionais; história do ensino; Políticas públicas de Educação; Projetos educacionais.
Email: simpohiset@gmail.com

Dúvidas? escreva para simpohist@gmail.com

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