Quem somos

 

LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - surgiu no final de 2013, como um núcleo de estudos em teorias, metodologias e questões relacionada ao Ensino de História no Brasil. Ele está integrado ao Departamento de Educação e Pedagogia da UNESPAR, Campus União da Vitória, e desde então, tem promovido uma série de palestras e eventos sobre o tema.


Dentro e fora da UNESPAR, o LAPHIS tem trabalhado e atuado junto a formação de professores, organizando encontros sobre a questão da aprendizagem histórica, formação e educação escolar, entre outros. Atualmente desenvolve projetos multicampi, principalmente em parceria com representantes da UERJ.


A organização do 8o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História vêm de encontro a proposta de dinamizar o uso de recursos tecnológicos modernos no debate sobre o estudo de História Oriental, em suas mais diversas expressões, promovendo um acesso amplo e gratuito aos estudantes e docentes de história.


Integrantes


Prof. Dulceli Tonet Estacheski 
[Organização do Evento, integrante do LAPHIS]: Prof. Dulceli Tonet Estacheski [Organização do Evento, integrante do LAPHIS]: é professora  adjunta do curso de História da UFMS, campus de Nova Andradina. Desde 2007 atua na formação docente com as disciplinas de Práticas de Ensino de História e Estágio Supervisionado. Desenvolve pesquisas na área dos estudos de gênero com temáticas como violência de gênero, suicídio e questões de gênero e história das mulheres e patrimônio histórico cultural. Entre os livros publicados, destacam-se 'Crimes Sexuais: a histórica culpabilização das vítimas' da Editora Appris e 'Morrer para não sofrer: questões de gênero e suicídios em Castro/PR (1890-1940)' da Editora Brazil Publishing. É membro do grupo de pesquisa LindeCult, Laboratório Interdisciplinar de Estudos Culturais e membro do
 LEGH - Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC.

Prof. Everton Carlos Crema [Organização do Evento, Diretor do LAPHIS]: Possui graduação em História pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de União da Vitória (2002). Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná, na área de Cultura e Poder (2011) e Doutor em Educação pela UFPR na área de cultura, escola e ensino (2019). Professor do Curso de Pedagogia, da UNESPAR - FAFIUV - Universidade Estadual do Paraná - campus União da Vitória. Membro do Conselho de campus (2014-2015). Desenvolve projetos de pesquisa Educação Histórica, Currículo e Ensino de História. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão junto a Universidade Sem Fronteiras e Fundação Araucária, fomentados pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI, do Estado do Paraná. Coordenou projeto de pesquisa e extensão - Linguagens e Tecnologias para o Ensino de História - Fundação Araucária e o Projeto Gênero e Diversidade sexual: Ações afirmativas para combater a violência - Universidade Sem Fronteiras - SEED-PR. Coordenou Projeto de Extensão Projeto Integrar: ressocialização, formação e capacitação de jovens em situação de risco e sob medidas socioeducativas, convênio com a Promotoria Estadual de União da Vitória e Secretaria Municipal de Ação Social, financiado pelo Programa Universidade Sem Fronteiras - UGF - Fundo Paraná. Coordena o Projeto Digitalizar, digitalização do acervo documental do município de União da Vitória convênio UNESPAR - financiado pela Prefeitura Municipal de União da Vitória. Coordena projeto de extensão Projeto Educar: para a não violência - PIBEX-UNESPAR, em convênio com a Vara da Infância e Juventude e Promotoria Estadual de União da Vitória. Coordenou Projetos de Pesquisa - PIC - UNESPAR, Projetos de Extensão PIBEX - UNESPAR e Projetos de Inclusão PIBIS - UNESPAR. Organizador do Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História evento anual online. Membro do Projeto de Pesquisa CNPQ Memórias e Conflitos Sociais (Indígenas, Quilombolas e Napalm: Uma história da Guerrilha do Araguaia (PPGE - UFPR), entre outros. Coordenada o Programa de Desenvolvimento Educacional PDE - SEED - UNESPAR - Campus União da Vitória. Membro fundador e coordenador do LAPHIS - Laboratório de Aprendizagem Histórica - UNESPAR - FAFIUV. Coordenador do Campo de Estágio da UNESPAR campus - União da Vitória. Participou do Comité de Ética da referida instituição. Presidiu o Instituto de Ensino, Pesquisa e Prestação de Serviço em União da Vitoria - Paraná 2011-2012. Membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Práticas Escolares e Educação Histórica - vinculado a UFPR-CNPQ e do Grupo do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativa - GEPPRAX - UNESPAR.


Prof. André Bueno [Organização do Evento, integrante do LAPHIS]:  É professor adjunto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro [UERJ]. Tem experiência na área de História e Filosofia, com ênfase em Sinologia, atuando principalmente nos seguintes temas: China, pensamento chinês, cultura chinesa, história e filosofia antiga, interações culturais e ensino de história. É o fundador do Projeto Orientalismo, de difusão e pesquisa em História e Cultura Asiática. Tem mais de dez livros publicados sobre questões históricas da China, além de traduções e publicações em geral. Foi membro da Associação Europeia de Estudos Chineses e da Associação Europeia de Filosofia Chinesa; Colaborador no Laboratório de Estudos da Ásia [LEA] da USP; membro do grupo Leitorado Antiguo [UPE]; membro do Alaada - Associação Latino Americana de Estudos Asiáticos; membro da Rede Iberoamericana de Sinologia [Ribsi]; membro do LHER - Laboratório de Experiências Religiosas da UFRJ; membro do Council for Research in Values and Philosophy (CRVP).


O grupo de estudos em História antiga, o Leitorado Antiguo da UPE, é um dos principais promotores, junto com o LAPHIS, do 4o Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História, e tem desempenhado uma vasta e intensa atuação nos diversos campos de pesquisa da história antiga no Brasil.

Prof. José Maria Neto [Organização do Evento, Diretor do grupo Leitorado Antiguo, UPE]: Doutor em História pela UFPE, Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco – Campus Mata Norte, ministra as disciplinas de Antiguidade Pré-Clássica e Clássica. Membro permanente do Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE). Líder do Leitorado Antiguo – grupo de ensino, pesquisa e extensão em História Antiga, dedica-se ao estudo da recepção da Antiguidade no mundo contemporâneo. É autor de Sonhos de Nabucodonosor (Edupe, 2014), e organizou as coletâneas Antigas Leituras: Diálogos entre a História e a Literatura (Edupe, 2012) e Antigas Leituras: Visões da China Antiga (Unespar, 2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História; literatura e História; civilização: conceitos e debates; Antiguidade e Ensino de História.



Prof. Carlos Eduardo da Costa Campos [Organização do Evento]: Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e coordenador do grupo de pesquisa ATRIVM / UFMS. O referido pesquisador é Doutor (2014-2017) e mestre (2011-2013) em História Política,na linha: política e cultura, do Programa de Pós Graduação em História da UERJ. Campos possui estágios de pesquisa no ANHIMA (Anthropologie et Histoire des Mondes Antiques ANHIMA), sob a direção da Professora Dra. Violaine Sebillote Cruchet e supervisão do Prof. Dr. Anderson Martins (2018), na Universidade Paris I, Sorbonne; na Ecole Francaise D'Athenes (2012); na Universidade de Coimbra, sob supervisão da Professora Doutora Carmen Soares (nos anos de 2012 e 2014); além da atividade de pesquisa no Centro Arqueológico de Saguntum / Valência- Espanha (2012). Campos atuou como secretário do Grupo de Trabalho em História Antiga do Rio Grande do Sul e do ATRIVM-UFRJ, ambos entre 2016 e 2018. Membro do LECA-UFPel; GEMAM - UFSM; Leitorado Antiguo-UPE. A área de atuação do pesquisador é: História Antiga; Ensino de História Antiga; Teoria e Metodologia.

Simpósios Anteriores

Desde 2015, o LAPHIS - UNESPAR tem promovido Simpósios Eletrônicos, voltados principalmente para o Ensino e a Aprendizagem de História. A partir de 2016, o Leitorado Antiguo da UPE participa também da organização dos simpósios, e atualmente agregamos pesquisadores de várias instituições do Brasil. Os simpósios têm alcançado cada vez mais participantes em todo o país e no exterior, tendo marcado a a presença de mais de mil participantes na última edição. Em 2019, o Grupo Atrium da UFMS e o Projeto Orientalismo da UERJ se integraram ao coletivo organizador.

Clique nos links abaixo das edições anteriores dos Simpósio de Ensino de História, e conheça um pouco mais de nossas experiências.

Seja Bem Vindo!

Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História 2015

Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História 2016

Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História 2017

Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História 2018

Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História 2019

Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História 2020

Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História 2021

Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental 2017

Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental 2018

Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental 2019

Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental 2020

Simpósio Eletrônico Internacional de História Oriental 2021


Simpósios amigos:

Simpósio Eletrônico de História e Educação CEDERJ/UAB Cantagalo 2020

Seminário Eletrônico Sexualidades e Gêneros em Perspectiva Histórica 2020


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